Prevenção de incêndio

Prevenção de incêndio

domingo, 15 de maio de 2011

Bombas de incêndio. Requisitos para a sua instalação






ALGUNS REQUISITOS PARA A INSTALAÇÃO DAS BOMBAS DE INCÊNDIO
CONFORME NBR 13.714/2000

B.1.1 - A bomba de incêndio deverá abastecer exclusivamente o sistema hidráulico de combate a incêndio.

B.1.4 - As bombas de incêndio devem ser protegidas contra danos mecânicos, intempéries, agentes químicos, fogo ou umidade.

B.1.6 - A automatização da bomba principal ou de reforço deve ser executada de maneira que, após a partida do motor, o seu desligamento seja somente manual no seu próprio painel de comando, localizado na casa de bombas.

B.1.8 - O funcionamento automático é iniciado pela simples abertura de qualquer ponto de hidrante da instalação.

B.1.12 - Não é recomendado a instalação de bombas de incêndio com pressões superiores a 1 MPa.

B.1.13 - A automatização da bomba de pressurização (jockey) para ligá-la e desligá-la  automaticamente e da bomba principal para somente ligá-la automaticamente, deve ser feita através de pressostatos... .

B.14 - Um painel de sinalização das bombas principal ou de reforço, elétricas o de combustão interna deverá ser instalado onde haja vigilância permanente, dotado de uma botoeira para ligar manualmente tais bombas, possuindo sinalização ótica e acústica, indicando pelo menos os seguintes eventos:

B.14.1 - Bomba elétrica:
a) painel energizado;
b) bomba em funcionamento;
c) falta de fase;
d) falta de energia no comando de partida.

B.2.1 - A alimentação elétrica da bomba de incêndio deve ser independente do consumo geral, de forma a permitir o desligamento geral da energia elétrica, sem prejuízo do motor da bomba de incêndio.

B.2.5 - As chaves elétricas de alimentação das bombas de incêndio devem ser sinalizadas com a inscrição "ALIMENTAÇÃO DA BOMBA DE INCÊNDIO - NÃO DESLIGUE".

B.2.18 - Para evitar o superaquecimento da bomba principal, quando estiver em funcionamento sem vazão, um fluxo continuo de água deve ser previsto, através de uma tubulação de 6 mm ou placa de orifício de 6 mm, derivada da voluta da bomba e com retorno preferencialmente para o reservatório ou tanque de escorva.  

11 comentários:

  1. FAVOR ENVIAR UMA APOTISLA DE COMANDOS ELETRICOS DE BOMBAS DE ENCENDIO ,OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. e muito importante esse sistemas decombate contra
    incendio em nossa resisdencias ,pois nóis temos um grande risco de vida.Peço que me mande uns diagramas de comandos eletricos de bombas de incendio ,para o meuscursos ,obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço pelo comentário. Infelizmente, não possuo diagramas de comandos elétricos.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Luís,

    Tenho uma empresa de consultoria e projetos, e um cliente me solicitou uma solução para a substituição do painel de acionamento da bomba diesel.
    Ele deseja que não seja mais o painel convencional - utilizando relés eletromagnéticos - e sim a utilização de CLP (Controlador Lógico Programável), mantendo as mesmas sinalizações e proteções do painel convencional, pois ele quer disponibilizar as informações para um sistema supervisório, no qual terá relatórios.

    Existe alguma restrição quanto ao uso de CLP?

    Antonio Lopes
    Ohms Soluções Elétricas
    aneto@ohmseng.com.br
    Salvador-BA

    ResponderExcluir
  5. Os requisitos para o painel de controle das bombas de incêndio, encontram-se no item B.1.14 da NBR 13714/2000. Com relação ao tipo de painel não há referência alguma na referida norma, ficando a cargo do projetista. Esta norma é aplicável no Estado do Rio Grande do Sul, outros Estados que por ventura utilizem normas próprias, sugiro entrar em contato com o Corpo de Bombeiros local.

    ResponderExcluir
  6. Prezado espero solicito sua ajuda para um serviço que gostaria de fazer mas não tenho a experiência necessária para faze-lo, caso haja algum esquema e diagrama ilustrativo que possa me ajudar agradeço antecipadamente.
    O sistema de prevenção de incêndio em questão consiste de 3 bombas no alto prédio, ligadas a chaves reversoras e contatores.
    Como já trabalho no prédio como eletricista gostaria de dar inicio a mais este setor da área de condomínio,.
    Email - silvadari@gmail.com
    Tels- (21) 99951-4739 ou (21) 8267-6086

    Atenciosamente
    DARIO SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo, infelizmente não possuo nada de material sobre este assunto. Sugiro entrar em contato com o fabricante das bombas.

      Um abraço.

      Excluir
  7. Boa noite quem precisar de esquemas ou diagramas eletricos envio sem problemas trabalho com sistemas de prevençao de incendio a bastante tempo montamos quaadros de comando e cavaletes prontos onde vao as duas bombas conforme necessidade me ponho a disposiçao.

    ResponderExcluir
  8. Prezado amigo espero solicito sua ajuda para um serviço que gostaria de fazer mas não tenho a experiência necessária para faze-lo.Estou em dúvida de como testar uma bomba de 50 cv,quais seriam os passos a seguir,quais registros fechar,quais abrir na valvula governo.Por favor se puder me ajudar enviar email para dj_romoaldo@hotmail.com ,agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que o Senhor esteja se referindo a um sistema de chuveiros automáticos (splinkers). Neste caso sugiro seguir os procedimentos previstos no Anexo C da ABNT NBR 108972007.

    ResponderExcluir